Será que você está usando a escola a favor do seu aprendizado?

Two cute school girls doing research online in the school library.

Todo aluno deve ter como meta o melhor aproveitamento possível do seu tempo dedicado aos estudos. Ainda que você não seja daqueles que amam estudar, ter esse objetivo em mente é muito importante, já que sabendo como tirar o máximo proveito da sua escola e do seu tempo de estudos você consegue reduzir o período gasto com isso e ainda ganha umas horinhas para aproveitar os amigos, a família e até mesmo ter uma folga para o descanso e lazer.

Então, se você nunca parou para pensar se está realmente usando a escola a favor do seu aprendizado ou se a está encarando apenas como uma obrigação, este post é para você! Veja algumas dicas de como aproveitar todo o potencial da sua escola para otimizar sua rotina de estudos:

Aproveite tudo o que a escola te oferece

O aprendizado não se encerra na sala de aula. A sala é, na verdade, apenas o começo desse aprendizado, e a própria escola pode te oferecer diversos espaços e atividades que contribuam para que esse processo seja mais eficiente e prazeroso. Aproveitar ambientes como a biblioteca, os laboratórios e participar das atividades extras como aulas de reforço e até mesmo aderir a alguma prática esportiva são algumas maneiras de se beneficiar de tudo o que a escola oferece.

E, se você ainda não entendeu como é que uma aula de vôlei ou teatro pode te ajudar a aprender mais, saiba que esse tempo dedicado ao corpo e às artes favorece sua saúde, concentração e te ajuda a estar mais integrado com colegas e professores!

Exponha suas dúvidas

Outro benefício que sua escola oferece são bons professores. Será que você está tirando proveito disso? Muitos alunos saem das aulas cheios de dúvidas pelo simples fato de terem vergonha de perguntar — e isso definitivamente não contribui para o seu aprendizado. Aproveite o potencial dos seus professores e o tempo de aula para perguntar tudo o que for realmente necessário para sua compreensão do conteúdo. Não existe pergunta boba ou desnecessária, e para que o professor possa te ajudar você precisa expor todas as suas dúvidas.

Crie uma agenda para organizar suas tarefas

Uma maneira de otimizar seu tempo de estudos dentro e fora da escola é criando uma agenda com todas as suas tarefas. Coloque tudo no papel: data para entrega de trabalhos, dias das provas, calendário das aulas, atividades extracurriculares, enfim. Isso te ajudará a se organizar na hora de eleger suas prioridades diárias.

Tenha uma rotina de estudos diários

Quem estuda em casa diariamente aproveita melhor o que é ensinado na escola. E isso não é coisa de “nerd”! É um hábito sadio das pessoas inteligentes. Deixar para a véspera da prova o estudo é uma péssima ideia já que você pode nem mesmo se lembrar do que foi dito em sala de aula e, o pior, não terá nenhum professor para te ajudar assim, na última hora. O ideal é rever, em casa, o conteúdo do dia. Isso te ajudará a fixar as matérias e evitará que você entre em desespero na véspera das provas.

Tenha como meta a autossuperação

Para aproveitar tudo o que sua escola oferece, tenha em mente uma coisa: cada pessoa tem seu ritmo de aprendizagem. Nada de se comparar com colegas que, por algum motivo, aprendem uma matéria com mais facilidade ou se saem melhor nas provas. O importante é que você procure ser o melhor que pode ser em todos os aspectos: na concentração em sala, na pontualidade às aulas, no compromisso de estudo diário, na disposição em participar das aulas com perguntas, enfim, buscando a autossuperação a cada dia!

Pronto para começar a colocar essas dicas em prática? Faça um teste e corra para nos contar os resultados! Boa sorte!