Por que brincar ao ar livre é importante para os filhos?

By 25 de agosto de 2016Aconteceu no Next

Nos últimos anos, a tecnologia está cada vez mais presente na vida das crianças e essa realidade tem alterado a forma pela qual elas estão se desenvolvendo. Embora isso possa ser positivo sob alguns aspectos, é preciso considerar que brincar ao ar livre também devem ter o seu espaço reservado no dia a dia dos pequenos.

Existem alguns aspectos que só são genuinamente experimentados e vivenciados no ambiente externo e no contato com todas as possibilidades que ele oferece. Quer descobrir por que brincar ao ar livre é importante para seus filhos? Então confira a seguir:

Fortalece o sistema imune

Uma das maiores razões para você estimular o seu filho a brincar ao ar livre é que esse tipo de atividade contribui para o desenvolvimento de anticorpos e reforça o sistema imunológico. Isso ocorre porque os inevitáveis arranhões e o contato com as bactérias presentes no ambiente estimulam a defesa natural do corpo a funcionar corretamente.  

Crianças que vivem em ambientes exclusivamente limpos e estéreis têm muito mais tendência a diversos problemas de saúde, como alergias e hipersensibilidades. Portanto, o contato com a natureza, além de aumentar a educação ambiental, é fundamental para a constituição de um adulto mais forte e sadio.

Desenvolve adequadamente a visão

Outro ponto que muita gente desconhece, mas que é muito importante, é que brincar ao ar livre é uma possível maneira de conter o surgimento de problemas como a miopia nos seus filhos. Estar em ambientes amplos e externos traz benefícios à visão de meninos e meninas e “ensina” os olhos a trabalharem melhor com o foco em curtas e longas distâncias.

Mesmo que o histórico familiar seja determinante para a existência de doenças oculares, crianças devem equilibrar atividades realizadas mais de perto e em locais fechados, como ler e desenhar, com atividades que utilizam a visão de amplo alcance, como brincadeiras em uma praça ou no quintal.

Aumenta a coordenação motora

Brincar ao ar livre é essencial para aumentar a coordenação, o senso de equilíbrio e a organização espacial dos seus filhos. Lidar com diferentes tipos de solo, como areia, terra, grama e cimento, por exemplo, ajuda a perceber como se movimentar mais agilmente por diferentes superfícies.

Pular, saltar, agachar e correr com animais de estimação, por exemplo, são atitudes que ajudarão as crianças a se moverem com mais liberdade. Quanto mais os pequenos se locomovem, maiores são os estímulos ao cerebelo, local onde acontecem as conexões entre os neurônios. Sem falar que é sempre bom alimentar o hábito de fazer exercícios físicos. O resultado será o incremento da capacidade de autoconsciência corporal, decisiva para todas as outras competências motoras no futuro.

Estimula as habilidades sociais

Brincar ao ar livre permite que os seus filhos convivam com crianças de diferentes idades, algo que é menos comum nas escolas, onde as séries são divididas por faixa etária. Essa separação pode ser prejudicial, pois os novos podem aprender bastante com os mais velhos, desenvolvendo mais rapidamente as suas habilidades — bem como os mais velhos também podem aprender noções de cuidados e empatia ao terem que lidar com os menores.

Além disso, os jogos e brincadeiras são altamente educativos. Eles reduzem a ansiedade e ajudam a aprender regras, impõem limites éticos e morais, obrigam a lidar com o sentimento de vitória e de derrota e estimulam a criança a traçar estratégias e táticas criativas, dentro das limitações de cada um.   

Entendeu por que brincar ao ar livre também é importante para os seus filhos? Gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter e receba nossas atualizações com outros artigos como esse, em primeira mão!

Leave a Reply