Passei no vestibular, e agora? Saiba lidar com as mudanças!

By 15 de setembro de 2015Dicas para o vestibular

Ao passar no vestibular, o estudante começa uma nova etapa em sua vida educacional. Trata-se de um período de muita animação, mas que pode também trazer um pouco de ansiedade. Nessa hora, muitas questões passam pela sua cabeça: como será o curso? Como serão os colegas de sala? E para aqueles que passaram em universidades em outras cidades ou estados, há ainda as dúvidas sobre onde morar e como lidar com o dia a dia longe dos pais.

No post de hoje, vamos explicar algumas das etapas posteriores à aprovação no vestibular, para que você estudante possa se tranquilizar e planejar sua transição de forma tranquila e proveitosa.

Organização é tudo!

Período de matrícula chegando, é hora de se organizar! Mantenha uma agenda ou um cronograma com as atividades necessárias para a realização da matrícula. Universidades podem ter etapas diferentes e exigem atenção a datas e prazos. Os documentos necessários para matrículas também devem ser organizados com antecedência, principalmente se for preciso correr atrás de histórico escolar ou tirar nova documentação.

Para os que precisam se mudar para uma nova residência, é necessário se antecipar e procurar uma república ou apartamento para alugar. Dependendo da cidade, esse processo pode levar meses e requerer documentação específica e fiadores. O processo pode ser burocrático, portanto, esteja com tudo pronto para a hora de fechar um acordo com o proprietário ou imobiliária!

Primeira semana de aula: momento de integração e novas amizades

A primeira semana de aula é, em muitas universidades, reservada para atividades de integração. São organizados tours pelo campus, atividades com outras turmas e aulas inaugurais. Aproveite esse momento para conhecer os espaços e entender o funcionamento da universidade. Assim como fazer novos contatos que podem resultar em amizades para a vida toda!

Pensando no futuro: atividades extracurriculares

Para entrar no mercado de trabalho, é preciso ir além da formação que a universidade te oferece. As aulas podem te dar uma boa base ou até mesmo informação especializada. Mas para ter um currículo de destaque, é preciso buscar atividades extracurriculares. Algumas podem ser encontradas dentro da própria universidade, como oportunidades de estágios, iniciação científica, grupos de pesquisa e atividades culturais ou de intercâmbio. Outras devem ser buscadas fora do campus, como cursos de curta duração, eventos e workshops.

Vida social na graduação: super necessária!

Para manter uma mente pronta para os estudos, é preciso pensar também em lazer e vida social. Momentos de descanso e interação com os amigos é então super importante. Saiba, portanto, reservar um tempo no seu cronograma de estudos para essas atividades sociais. Lembre-se também de que fazer novos contatos e estabelecer parcerias pode ajudar a encontrar uma oportunidade no mercado.

E não se esqueça de praticar uma atividade física e cuidar da alimentação. Na correria dos estudos, tendemos a deixar eles de lado. Mas estas atividades também contribuirão para a qualidade de seus estudos. Para facilitar, busque atividades dentro da própria universidade, como aulas e serviços ofertados a comunidade.

E então, está pronto para encarar essa nova empreitada? Conte-nos sobre sua experiência, deixando um comentário em nosso post!

Leave a Reply