Os 6 melhores esportes para crianças

Hoje, as crianças já nascem conectadas: teclar no tablet ou no smartphone ou descobrir novos jogos onlines é uma das atividades que elas mais adoram. No entanto, os pais devem estar sempre atentos ao uso excessivo desses dispositivos, que, muitas vezes, acabam se tornando a causa principal de sedentarismo infantil.

Para evitar o quadro acima, é importante que os pais estimulem desde cedo a prática de esportes, que é essencial ao desenvolvimento físico e mental das crianças. Outra opção é buscar uma escola que ofereça essas modalidades como forma de atividade complementar.

Quer saber mais? Então confira a seguir a nossa lista com 6 esportes para crianças e estimule o seu pequeno a realizar pelo menos um deles!

1. Futebol

O futebol é considerado uma paixão nacional. Apesar de ser um esporte coletivo com diversos jogadores, pais e filhos podem praticá-lo juntos após a lição de casa, por exemplo.

Essa atividade é indicada para os pequenos a partir de 5 anos. É ideal para otimizar o desenvolvimento da coordenação motora e outras habilidades, como equilíbrio e compreensão de espaço.

2. Vôlei

Essa modalidade é também outra boa opção para quem procura uma atividade com o intuito de reunir toda a família.

O lado positivo do vôlei é que ele pode ser praticado na praia, no campo e até na água. Os exercícios estão liberados para crianças a partir de 7 anos de idade.

3. Handebol

O handebol é menos popular que o vôlei e o futebol. No entanto, consegue mexer com as emoções dos atletas da mesma forma que os outros esportes.

Aqui, para alcançar a vitória, é necessário saber trabalhar em equipe e ter muita disposição. Ganha a partida o time que marcar o maior número de gols em 60 minutos.

Os pequenos podem se aventurar nessa atividade por volta dos 6 ou 7 anos de idade.

4. Dança

Sem dúvida, a dança é um dos esportes preferidos de qualquer criança. Aqueles que não tem espaço em casa para praticar as atividades mencionadas acima, podem afastar os móveis da sala e começar a sacudir corpo.

Não importa se o seu filho gosta de axé, rock, samba ou funk, e também não importa a idade. A dica é não ficar parado. Afinal, esse esporte traz vários benefícios para a saúde, entre eles:

• favorece a eliminação de gorduras;
  • permite melhorar o equilíbrio e os reflexos;
  • exercita a coordenação, a agilidade de movimentos e o equilíbrio.

Além disso, a dança ajuda a corrigir problemas de postura, uma vantagem muito importante, especialmente hoje em dia, já que a chamada geração Y passa diversas horas sentada em frente ao computador.

5. Artes marciais

Engane-se quem pensa que as artes marciais são atividades perigosas para as crianças. Pelo contrário, elas ajudam a controlar a obesidade infantil, melhoram a concentração, ensinam o seu filho a ter respeito com o adversário e a distinguir a violência das práticas esportivas.

6. Natação

A maioria das crianças aprende a nadar com seus pais, seja por meio de brincadeiras, como a do ‘tubarão’, ou apoiadas pela barriga para que elas batam mãos e pés.

Porém, para aproveitar melhor esse momento de lazer, não se esqueça dos equipamentos de segurança, como as boias. Analise os modelos disponíveis no mercado e escolha aquele que mais combina com o seu filho.

Gostou das nossas dicas de esportes para crianças e está em busca de uma rotina mais ativa para os pequenos? Veja como o esporte pode ajudar na educação de seu filho!