O que pais e filhos podem aprender com Star Wars?

By 21 de janeiro de 2016Comportamento

A saga Star Wars está, há quase 40 anos, presente nos lares, enchendo os olhos de pais e filhos e marcando diferentes gerações. Efeitos especiais incríveis, cenas de ação marcantes, frases inesquecíveis e uma história cativante, são alguns dos motivos para a que esta série encantasse todas as idades.

Não apenas isso, essa galáxia muito, muito distante nos traz diversas lições de vida, e hoje vamos focar nessas diferentes gerações, e apresentar o que pais e filhos podem aprender com Star Wars. Confira!

Para os filhos

Respeitar os mais velhos

Essa lição fundamental pode ser dividida em duas partes: O aprendizado e a obediência.

Para Luke Skywalker alcançar o seu objetivo de se tornar um Jedi e ajudar a Aliança Rebelde, como todo herói, ele precisou de mentores. Ben Kenobi e Yoda são os dois personagens que têm essa função paterna de guias na vida do jovem. Sem eles, Skywalker nunca teria se tornado um Jedi. Ele aprende ao ouvi-los e os seus ensinamentos são fundamentais para sua formação.

Esse aprendizado não vem, porém, sem alguns tropeços. Quando Luke desobedece a Yoda em “O Império Contra-Ataca” e tenta enfrentar Vader sem o seu treinamento estar completo, ele quase põe tudo a perder. Acaba perdendo a mão e por pouco não se torna prisioneiro de Vader ou sendo morto. A desobediência tem um preço, precisamos escutar e obedecer nossos mentores.

Ter perseverança

É muito fácil imaginar as diversas oportunidades que os personagens têm de se render ao medo no filme. Quando o Episódio V chega ao final, Han está congelado, Luke foi derrotado por Vader e o Império está mais forte do que nunca. Mesmo assim, os personagens não desistem e vão até o final. Apesar do erro, o jovem Skywalker insiste até conseguir derrotar o vilão e salvar a Aliança. Perseverar quando a situação parece perdida é uma virtude essencial. Não importa a situação que seja, se esforce, acredite, e você resolverá!

Para os pais

Desenvolver a paciência

Quando Yoda começa a treinar Luke, o jovem é bastante cabeça dura, desobedece ao seu mentor, não tem fé, mas Yoda não desiste dele. Todo pai passará pela mesma situação. Ensina, fala, repete, mas mesmo assim, os filhos não escutam. Yoda persevera e Luke se torna o Jedi que derruba o Império. Por mais cabeça dura que o seu jovem Padawan pareça, jamais desista dele ou de ensinar algo específico, o esforço valerá a pena.

Escutar os filhos

Um problema que muitos pais têm é dificuldade em escutar os filhos. Por mais experiência e vivência que eles possuam, isso não quer dizer que eles têm sempre a razão. O experiente Darth Vader achava que tinha razão, até que decide dar ouvidos ao seu filho e percebe que o Lado Negro da Força não era o melhor para ele. O pai também pode aprender muito com o filho!

Para pais e filhos

Dar uma segunda chance para as pessoas

Apesar de Vader ter cometido diversas atrocidades, enquanto rondava pelas profundezas sombrias da Força, Luke nos ensina uma grande virtude: o perdão. Perdoar é essencial para manter o equilíbrio no seu lar. Muitas vezes pais e filhos cometem erros enormes, mesmo querendo acertar.

Do mesmo jeito que sempre queremos uma segunda chance, precisamos oferecê-la às pessoas. E sempre buscar ver o lado bom no outro, Vader pode ter cometido muitos erros, mas no final é ele quem salva a vida de Luke e derruba o Império.

Lutar por aqueles que você ama

Pais e filhos, jamais desistam da família, não abra mão daqueles que você ama e sempre os coloque em primeiro lugar. Antes da carreira, do sucesso, do dinheiro, dos sonhos, sempre coloque a família como prioridade.

Leia não desistiu de Han porque ele estava congelado e preso em lugar perigosíssimo, ela lutou por ele. Em toda a saga vemos um filho que não desiste do seu pai e irmãos que lutam um pelo outro. Nunca pare de lutar pela sua família!

Star Wars é uma saga sobre uma família, e aprendemos muito com ela, não é verdade? Compartilhe outras lições que você aprendeu com os filmes. E que a Força esteja com todos vocês, sempre!

 

One Comment

  • Adriana Bugi disse:

    Adorei todas as dicas! O mundo está tão mudado, com uma inversão de valores, que nos faz acreditar que somente a persistência dos pais podem mudar o futuro dos nossos filhos.

Leave a Reply