Jogos educativos: estimule crianças e adolescentes em casa!

Estudos revelaram que o jogo surgiu no século XVI com o propósito de ensinar letras. Posteriormente, a educação ganhou características disciplinadoras e, com isso, os jogos passaram a ser vistos apenas como brincadeiras de utilidade meramente distrativa. Porém, atualmente, já se sabe que a relação das crianças e adolescentes com os jogos pode ser muito mais produtiva. Incentivar o desenvolvimento dos filhos em casa com jogos educativos, além de contribuir para o aprendizado, melhora bastante a relação com os pais.

As crianças e adolescentes precisam de estímulos para despertarem o interesse pelo conhecimento, ainda mais em tempos atuais, com tantas novidades tecnológicas e dispositivos diferentes. Assim, nada melhor do que ajudar o seu filho a aprender com uma pitada de diversão. Alguns jogos são extremamente benéficos para o desenvolvimento e exercício mental de seus filhos. Confira!

Jogo da memória

O jogo da memória é um dos jogos mais populares entre as crianças e mesmo entre adultos. Além de divertido, contribui para melhorar a capacidade de concentração e memorização em curto prazo. É uma atividade saudável que estimula processos mentais de retenção e processamento de informações captadas pela visão.

Resta 1

O Resta 1 é um passatempo que tem atravessado os séculos e ainda hoje desperta o interesse e a curiosidade de crianças e adolescentes. É um jogo individual que oferece um desafio ao jogador: deixar apenas uma peça no tabuleiro. Essa atividade estimula a capacidade de criar estratégias para resolver problemas e ter paciência e persistência para executá-las.

Quebra-cabeça

Já o quebra-cabeça é um jogo educativo por essência. Foi criado já com intuito educacional e depois se tornou popular ao redor do mundo. É um dos jogos que mais atraem os adultos pelo desafio proposto, sendo, portanto, um excelente jogo para que os pais ajudem seus filhos a aprender com diversão. A atividade estimula o processo cognitivo e o raciocínio lógico, desenvolvendo habilidades motoras e de leitura espacial.

Cubo mágico

Esse é considerado um dos jogos mais difíceis de serem solucionados e, por essa razão, é capaz de atrair a atenção das crianças e, principalmente, dos adolescentes. É um jogo que propõe um desafio o qual só será resolvido a partir da aplicação de fórmulas. Essa tarefa exigirá pesquisa e persistência do jogador e o ajudará a desenvolver habilidades motoras, raciocínio lógico matemático e muita concentração. Além disso, ajuda na criatividade no planejamento estratégico.

Ping Pong

Os jogos que exigem atividade corporal também contribuem para o aprendizado. Nesse sentido, pesquisas recentes apontaram que alunos que praticam esportes com frequência apresentam um desempenho escolar 20% superior ao de alunos sedentários.

A atividade física representa, portanto, um elemento essencial na formação escolar e do desenvolvimento da própria personalidade de crianças e adolescentes. Isso porque, além dos comprovados benefícios para a saúde física, também garante uma maior autoestima e autoconfiança, contribuindo para a saúde mental.

O ping pong é um jogo que desenvolve inúmeras habilidades como a coordenação motora, a concentração e a agilidade na tomada de decisões, fatores muito importantes para um bom desempenho nos estudos. Além disso, é uma excelente diversão para toda a família!

Em virtude do avanço das tecnologias online, é possível encontrar esses e muitos outros jogos educativos a partir de meios eletrônicos. Levando em conta que atualmente as crianças e adolescentes estão continuamente conectados à rede, os jogos educativos online são uma excelente oportunidade para os pais ampliarem a relação de aprendizado com seus filhos.

Que tal estimular o aprendizado do seu filho em casa? Conte-nos sua experiência e deixe também sua dica nos comentários!