Entenda como manter o foco nos estudos sem deixar a tecnologia prejudicar

Se pararmos para observar as pessoas que estão ao nosso redor, certamente várias delas estarão com o celular ou tablet na mão, seja na rua, ônibus, restaurante ou em casa. Seria esse um sinal de que estamos cada vez mais dependentes dessas ferramentas tecnológicas? Existe uma forma de lidar de maneira saudável com a internet, sem deixar que ela domine nossas vidas? E na hora do estudo? Como manter o foco sem deixar que a tecnologia atrapalhe? Saiba como se organizar e impedir que a internet se torne uma vilã na sua vida de estudante:

Entenda melhor os sintomas da dependência de internet

Poucas pessoas percebem que o uso desregrado da internet pode influenciar o humor, a motivação e a agilidade para fazer as tarefas diárias. Por exemplo, você já se sentiu perdido por não estar conectado? Já deixou de fazer algo e procrastinou até o último minuto para poder verificar o status dos amigos, a caixa de entrada do e-mail, as mensagens das redes sociais e aplicativos de bate-papo? A sensação muitas vezes é de que se está “perdendo” algo quando não se está online.

Para quem estuda, não estabelecer um limite pode ser ainda pior, já que para fixar os conteúdos e compreender os textos é preciso ter foco e se livrar das distrações. Como, então, conciliar o acesso à internet e os estudos?

Organize melhor o seu tempo

Existem algumas estratégias que você pode colocar em prática:

Planejar os horários de acesso

Essa pode até parecer uma tarefa difícil, já que muitas das atividades que realizamos no cotidiano precisam da internet, inclusive os estudos. Mas, com o tempo, é possível se disciplinar e aproveitar melhor cada minuto. Se você tem uma rotina apertada, estabeleça intervalos regulares. Tente pausar de hora em hora, use esse tempo para relaxar, responder mensagens e checar e-mails — e depois, volte ao trabalho!

Desativar notificações em aplicativos

Desative as notificações de todos os aplicativos em seu celular. Dessa forma, você não se distrai cada vez que ouvir aquele som de nova mensagem. Você pode checar quando estiver em seu período de pausa.

Abrir somente as páginas que são pertinentes para seus estudos

Você precisa da internet para estudar, fazer pesquisas e exercícios? Feche todas as abas desnecessárias, como Facebook, Twitter e blogs de entretenimento e deixe abertas apenas as páginas em que você está trabalhando para evitar distrações. É perfeitamente possível utilizar a tecnologia como uma aliada da educação, por isso não é preciso se desligar por completo da internet!

Com essas dicas em mente, é possível ter uma relação mais saudável com a internet, mantendo o foco e, inclusive, se valendo de toda a ajuda que ela pode oferecer para os seus estudos, como fontes de pesquisa, dicionários online, vídeos de conteúdo, etc. Há muito o que aproveitar dessa importante ferramenta, principalmente na hora de se preparar para aulas, simulados e grandes provas.

Como você lida com os estudos e as distrações da internet? Tem outras dicas legais para compartilhar? Deixe nos comentários sua contribuição para o nosso debate!

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *