Dica para relaxar: saiba mais sobre o livro de colorir para adultos!

By 12 de junho de 2015Dicas

Você provavelmente já ouviu falar do sucesso do livro de colorir para adultos que tem tomado as prateleiras das livrarias em todo o Brasil. Quando pensamos no ato de colorir, logo remetemos a um entretenimento infantil, já que essa é uma atividade muito comum nas escolinhas e no dia a dia das crianças para ajudar a desenvolver o raciocínio e habilidades cognitivas. Mas essa prática pode ser benéfica para qualquer faixa etária, e tem sido bastante relacionada com a diminuição de sintomas de ansiedade e estresse em jovens e adultos. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse livro de colorir para adultos? Confira!

O poder de sedução do livro de colorir

Imagine estar em frente a um grande desenho em preto e branco que, claramente, pede por cores para preencher seus espaços e dar vida àquela página? Essa grande vontade de colorir belos e complexos desenhos é o que torna o livro de colorir para adultos uma tarefa tão sedutora.

Diferentemente dos desenhos encontrados em livros infantis, as formas e designs do livro adulto exigem uma grande capacidade de concentração e de criatividade para encher aquele espaço em branco. Por demandar tanto tempo de raciocínio lógico e criativo é que esses livros têm se tornado cada vez mais atraentes para jovens e adultos que buscam novas opções de entretenimento.

Capacidade de relaxamento com a pintura

Os livros de colorir para adultos têm sido comercializados como produtos voltados para diminuir o estresse dos nossos dias cada vez mais atribulados, porém, como eles são capazes de atuar de maneira tão benéfica em nosso organismo?

Quando nos concentramos na atividade de colorir desenhos tão detalhados e cheios de forma como os encontrados nesses livros, além de aumentar a produção de hormônios relacionados com o prazer, estamos deixando de lado os problemas que ocupam nossa cabeça durante todo o dia — pelo menos naquele momento.

Enquanto você está colorindo, não está se concentrando em absolutamente nada mais, somente na tarefa à sua frente e, dessa maneira, você pode passar longas horas distante de pensamentos que podem aumentar sua sensação de estresse.

Cuidado para não transformar a atividade em problema

Apesar de aparentar ser uma ótima solução para a o dia a dia das pessoas mais estressadas, é preciso tomar muito cuidado para a atividade não se tornar mais uma obsessão. Como cada vez mais gente tem criado o hábito de colorir (e de postar suas “artes” nas redes sociais), é possível observar alguns comportamentos competitivos cada vez mais comuns entre os praticantes da atividade.

Ao invés de se beneficiar dos minutos de tranquilidade em frente a um papel em branco e alguns lápis de cor, muitas pessoas têm se sentido pressionadas a desenvolver artes cada vez mais criativas e sofisticadas, tornando essa atividade muito mais prejudicial do que benéfica para a sua saúde.

É preciso ficar atento para não deixar que o espírito competitivo transforme sua atividade de prazer em mais um motivo para você se estressar ao final do dia.

Estimule seus filhos a brincar com você

Quando a atividade de colorir se torna um momento de relaxamento e prazer para o seu dia a dia, os benefícios podem ser aproveitados não somente por você, mas por toda a sua família. Estimule seus filhos a retomar o hábito de colorir seus desenhos favoritos e compartilhar essa experiência com você! Aproveite para trocar opiniões, técnicas e até cores de lápis para tornar essa atividade ainda mais divertida com os pequenos.

Você já tem o seu livro de colorir para adultos? O que tem achado dessa experiência artística no controle do stress? Conte para a gente! Deixe seu comentário!

Leave a Reply