Desestresse! Veja 5 dicas para relaxar e render mais nos estudos

By 16 de junho de 2015Dicas

Você é desses alunos que estuda várias horas, diariamente, perde noites de sono e ainda não está satisfeito com os resultados? Ou é do tipo que tem pouco tempo disponível para estudar e acaba não alcançando os resultados esperados? Seja qual for o seu perfil de estudante, algumas dicas serão de grande importância para você relaxar e render mais nos estudos!

Especialistas apontam que dois dos grandes problemas enfrentados pelos estudantes são a desconcentração e a ansiedade. Duas situações extremamente estressantes, não é mesmo? Assim, alguns pontos devem ser observados por quem quer otimizar seus estudos sem comprometer sua qualidade de vida. Acompanhe:

1 – Aprenda a respirar e meditar

Um simples exercício de respiração e meditação pode te ajudar a se concentrar nos estudos e a desestressar na prova. Uma mente muito tensa não consegue decifrar os caminhos e tomar as decisões com eficiência.

Então, antes de estudar ou fazer uma avaliação procure ficar despreocupado. Por alguns minutos, tente limpar a sua mente dos pensamentos perturbadores e, então, inicie um exercício de respiração profunda enquanto mantém sua mente focada em situações ou lugares que te transmitam paz e segurança.

2 – Crie métodos para relaxar e render mais nos estudos

É essencial criar uma programação de estudos compatível com sua rotina diária. Muitos alunos vivem estressados porque dizem não ter tempo para estudar. Mas o que falta, na verdade, é organização.

Uma rotina impraticável só vai sobrecarregar a sua mente de informações e ainda te frustrar caso não consiga cumprir o planejado. Pode ter certeza: mais vale uma hora bem estudada do que cinco horas de estudo sem método.

Você também precisa escolher o ambiente certo para isso. É fundamental que o cômodo da casa onde você vai estudar não ofereça distrações nem estímulos demais. Procure lugares calmos e sem interferências, como televisão ligada ou muita gente transitando, onde seja possível preparar a mente para a atividade e, logo, relaxar e render mais nos estudos.

3 – Adquira autoconfiança

Uma rotina de estudos bem direcionada aumentará sua confiança no conteúdo assimilado. O equilíbrio emocional permitirá a conclusão de que o esforço foi realizado e, consequentemente, produzirá os resultados que você quer.

A confiança é um fator muito relevante na hora das avaliações, ocasião em que quase todo mundo sempre fica mais nervoso e ansioso, limitando o seu desempenho. Nesses momentos, se preciso, respire fundo por alguns segundos até que o ritmo de sua respiração se acalme.

Ao se sentir confiante, você vai ficar mais tranquilo e ver que você consegue encarar qualquer desafio.

4 – Descanse e se alimente bem

Outra dica primordial para render mais nos estudos é descansar. Pesquisas apontam que é durante o sono que assimilamos os conhecimentos apurados durante o dia. É por essa razão, inclusive, que os bebês precisam de muitas horas de sono diárias.

Além disso, é preciso estar com a mente descansada e limpa para enfrentar a rotina de aulas ou de avaliações do dia seguinte. Então, perder noites de sono para estudar não vai ajudar ninguém!

Uma boa alimentação também é uma grande aliada e contribui para um bom rendimento nos estudos. Afinal, o organismo precisa de nutrientes para desempenhar bem as suas funções e manter a mente ativa.

5 – Pratique esportes e atividades de lazer

Além de trazer outros benefícios, como a manutenção da saúde e da forma física, os esportes e exercícios físicos auxiliam muito o processo de desestressar a mente e torná-la mais criativa. A atividade manterá o cérebro ativo e a mente desestressada. Assim, é possível relaxar e render mais nos estudos!

Veja também o nosso post com 10 dicas para te ajudar a se concentrar nos estudos para o vestibular e melhore de vez o seu desempenho!

O que você costuma fazer para render mais na hora de estudar? Conte pra gente!

Leave a Reply