Descubra a melhor maneira fazer pesquisas escolares na internet

By 3 de setembro de 2015Dicas

Com a facilidade de acesso às tecnologias, fazer pesquisas escolares tornou-se uma prática bastante descomplicada para os estudantes hoje em dia, que, além de conseguirem acesso rápido e simples aos computadores e outros instrumentos tecnológicos, possuem disponíveis inúmeras referências (o que maximiza o número de informações e enriquece ainda mais o conteúdo).

Mas todo esse acesso, embora forneça inúmeras vantagens para o aperfeiçoamento acadêmico, requer certos cuidados por parte dos professores, pais e alunos para que sejam realmente construtivas e contribuam mais para o aprendizado do que para a distração. Listamos a seguir algumas dicas de como fazer boas pesquisas escolares na internet. Confira!

Dedique-se: a primeira impressão é a que fica

Embora a aparência do seu trabalho escolar possa não definir a sua nota, a primeira impressão certamente influenciará muito na apreciação final e, consequentemente, em sua avaliação. Por isso, invista em uma boa apresentação ao realizar suas pesquisas escolares. Inserir imagens, figuras, cores e desenhos (ainda que feitos à mão) é uma maneira de enriquecer a pesquisa e deixá-la mais apresentável e atrativa para o seu professor.

Fuja das cópias e plágios

As cópias são as transcrições de pequenos trechos ou textos completos das fontes utilizadas. Quando o autor responsável pela criação do trecho não é citado nas pesquisas escolares, isso configura um plágio, ou seja, uma apropriação indevida da obra do autor original. Tanto as cópias quanto o plágio são completamente condenados pelos professores. Por isso, opte por ler o texto e descrever a sua interpretação de forma compreensível, mostrando que você entendeu aquele conceito.

Os trabalhos copiados, principalmente aqueles que nem foram lidos anteriormente, além de agregarem pouco conhecimento a você (uma vez que o aprendizado se dá, principalmente, com a compreensão após a leitura e interpretação), são desvalorizados pelo professor, que considera que ele foi feito com pouco esforço e interesse.

Foque no conteúdo mais relevante

Ao fazer pesquisas escolares, tome muito cuidado para observar se o conteúdo relevante está realmente sendo abordado e, obviamente, se ele está claro para o leitor. Sair muito do tema proposto na redação do Enem, por exemplo, é um dos pontos que podem zerar a sua avaliação! Por isso, muita atenção em relação ao foco no conteúdo.

Atenção à credibilidade das fontes

Na hora de fazer pesquisas escolares na internet, preste muita atenção nas fontes que você acessar. Lembre-se de que a internet é um mar infinito de informações que podem vir de qualquer fonte, de qualquer internauta, com qualquer grau de conhecimento, e, por isso, os conteúdos podem ter reputação duvidosa.

Inicialmente, é difícil perceber quais são os sites confiáveis e suspeitos. Contudo, fique atento a algumas dicas, como: textos confiáveis têm referências (cita-se o autor), as informações podem ser encontradas em outros sites (como sites profissionais), são páginas mais conhecidas, entre outros. E fica a dica: muito cuidado com a Wikipedia! Os conteúdos dessa plataforma podem ser editados por qualquer um e, portanto, não devem ser usados como base de nenhum trabalho acadêmico.

Amplie suas pesquisas e referências

Quando você pesquisa diversas fontes e as utiliza em seu trabalho, além de minimizar as chances de inserir informações equivocadas, seu trabalho fica muito mais interessante para o professor, que perceberá que você teve o cuidado de construir melhor o conceito com informações de fontes diferentes antes de escrever.

Como você tem usado a internet para fazer suas pesquisas escolares? Tem algumas dicas legais ou dúvidas para compartilhar? Conte pra gente!

Leave a Reply