Como o esporte pode ajudar na educação de seu filho

Uma partida de futebol, uma competição de natação ou uma peteca na quadra são exemplos de atividades ideais para a saúde física e para o lazer de seu filho. Mas essas práticas têm trazido benefícios também para o rendimento escolar, provando que o esporte na educação é uma jogada perfeita.

Com a prática de modalidades esportivas, seu filho pode melhorar as competências de leitura e concentração, além de se integrar com mais empenho ao grupo, comportando-se de maneira mais educada com os outros.

Ficou interessado em saber o que a linha de campo e os livros têm em comum? Acompanhe este texto e entenda a importância e os benefícios do esporte para seu filho.

O esporte melhora habilidades intelectuais

A prática do esporte não apenas provoca a movimentação de braços e pernas, mas também tem impacto nas funções intelectuais. O motivo disso é que a atividade física regula os neurotransmissores que quando entram em ação otimizam o estado de vigília do cérebro e potencializam a memorização.

Dessa forma, um aluno esportista aprimora sua capacidade de leitura, articula melhor os cálculos matemáticos e consegue reter grande parte de tudo que aprende na escola. Coloque seu filho em algum esporte e perceba como o seu desempenho escolar vai disparar.

A disciplina para os estudos que vem do esporte

Saindo do campo de futebol e da piscina, o espírito esportivo ganha a sala de aula. Estudantes que praticam esporte carregam para a sala a disciplina que aprendem com os jogos e costumam ser mais responsáveis

Isso porque as atividades esportivas ajudam a desenvolver a atenção e a preparação para gestão de tempo. Quer dizer, os alunos sabem lidar melhor com as tarefas e compromissos, ficam mais focados no que estão fazendo e assim conseguem ter bom desempenho nos estudos. Com tanto esforço físico e fome de saber, possivelmente, seu filho vai querer adquirir bons hábitos alimentares.

Um comportamento merecedor de medalha

As normas do jogo, o juiz da partida estipulando limites e a cobrança por parte da torcida são elementos presentes no esporte que influenciam no comportamento dos alunos. Quando colocados sob essas condições, os estudantes podem aprender valores como empatia e respeito aos próprios limites.

Essa interação com o esporte, permite que seu filho seja mais educado, optando pelo diálogo em vez de partir para a briga. Como consequência, ele acaba tendo uma relação melhor com os professores e com a família em casa. Dentro da convivência tanto na escola quanto na sociedade em geral, esses valores são fundamentais para que seu filho seja mais solidário.

O esporte na educação ameniza tensão emocional

Seu filho costuma ficar irritado demais? Ele está naquela fase de rebeldia e tem horas que o nervosismo e a ansiedade tomam conta dele? Nesse caso, seria interessante recomendar a prática de um esporte para ele!

Qualquer exercício físico promove a liberação de endorfina, hormônio que causa em todo corpo a sensação de tranquilidade e bem-estar. Pratique esportes com seu filho, assim ambos vão liberar bastante endorfina, amenizar o estresse e fortalecer a amizade.

A prática de esporte melhora processo de integração

Geralmente na escola, em um primeiro momento, os alunos têm dificuldades de fazer amizades, ficam retraídos e tímidos. Mas quando eles vão praticar algum esporte, eles já se soltam e se divertem com os outros. Essa integração é uma vantagem importante do esporte na educação e pode ser aproveitada pelo seu filho.

Preferencialmente os esportes em grupo têm essa característica comunitária. Eles ajudam os alunos a valorizar o potencial dos colegas, a lidar com eventuais frustrações e a criar um pertencimento ao grupo. Em um mundo cada vez mais pautado em valores individualistas, por que não dar a chance de seu filho ir contra a maré por meio do esporte?

Essas foram algumas vantagens decorrentes do esporte na educação. Tenha sempre em mente que com uma prática adequada, reconhecendo os valores de competição do esporte, o seu filho tem a possibilidade de se tornar um adulto melhor. Aproveite enquanto ele ainda está crescendo e pratique atividades ao ar livre com ele!

Aprovou esse método para a educação de seu filho? Que tal conhecer outras metodologias? Entre em contato conosco.