Como fazer meu filho dormir mais e melhor? Aprenda aqui!

By 18 de maio de 2016Dicas

“Como fazer meu filho dormir melhor” é um dos questionamentos que mais perturbam a vida dos pais. Algumas crianças possuem mais dificuldade em dormir e necessitam de atenção especial, preocupando quem está ao seu redor.

Mas saiba que existe solução para as noites mal dormidas! Observe o seu filho e tente identificar quais são as causas da falta de sono. Depois disso será necessário utilizar e aplicar alguns métodos, de acordo com as dificuldades da criança. Quer saber quais são esses métodos? Então conheça algumas dicas de como fazer seu filho dormir mais e melhor!

Estabeleça uma rotina noturna

Ter uma rotina é um dos pontos essenciais para que seu filho tenha um sono tranquilo. Procure deixar a criança mais calma a partir das 18h, evitando brincadeiras elétricas, alimentos pesados ou programas de TV que façam muito barulho.

Isso permitirá que seu filho adquira um ritmo de descanso após esse horário. Assim, quando chegar o momento de dormir ele já estará preparado.

Dormir sempre no mesmo horário

Esse é outro fator que pode influenciar muito o sono do seu filho! Além de ter uma rotina antes de dormir, é preciso mantê-la com relação ao horário de ir para a cama. Assim, o corpo da criança ficará adaptado a esse horário e ela irá sentir vontade de ir dormir por conta própria.

O horário deve ser estabelecido de acordo com a rotina do seu filho. É recomendado que as crianças durmam entre 10 e 12 horas por noite. Isso evita distúrbios, problemas no desenvolvimento físico, na consolidação da memória e no fortalecimento do sistema imunológico.

Extermine os medos

O medo é um dos principais motivos que atrapalham as crianças na hora de dormir. Ele pode desencadear outros problemas, como ansiedade e até mesmo depressão. Por isso, é essencial que os pais se empenhem em acabar com os medos de seus filhos.

Se a criança possui medo de escuro, por exemplo, você poderá deixar uma pequena luz acesa no quarto ou em outro cômodo da casa. Conforme a criança for se adaptando vá reduzindo a intensidade da luz, até que ela se acostume.

Faça seu filho dormir melhor através da alimentação

Não deixe que seu filho se alimente logo antes de dormir — o essencial é que a última refeição seja feita cerca de 2 horas antes. Quando a criança está cheia ela tem dificuldades em adormecer, pois o corpo ainda precisa fazer a digestão do alimento, o que dificulta o sono. Como já reiteramos, busque sempre ter uma rotina, inclusive com a alimentação.

Além disso, é importante que elas não consumam alimentos que contenham cafeína ou açúcar próximo ao horário de ir para a cama, pois eles são estimulantes.

Torne o quarto aconchegante

O quarto deve ser um local onde a criança se sinta confortável. Por isso, busque sempre colocar objetos que deixem seu filho tranquilo e seguro. Isso permitirá que ele se sinta bem no ambiente e tenha mais facilidade em dormir.

Viu só? Fazer seu filho dormir mais e melhor não é uma tarefa difícil! Conhece mais alguma dica que não colocamos aqui? Então compartilhe com a gente nos comentários!

Leave a Reply