Aprenda 4 dicas sensacionais para mandar bem na redação do ENEM

By 16 de maio de 2015Dicas para o vestibular

Para garantir sua tão sonhada vaga em uma universidade, a prova do ENEM é provavelmente sua porta de entrada. Contando como 25% da nota final, e em algumas faculdades até mais, a redação é uma das etapas mais importantes de sua prova. Então não perca tempo e veja algumas dicas que separamos para você mandar bem na redação e ficar mais próximo da nota 1000!

Treine, Treine, Treine!

É essencial que durante sua preparação para o ENEM você estude através de simulados e provas antigas. O mesmo vale para a redação! Tente sempre escrever uma ou duas redações por semana, e peça para que algum professor as corrija. O aperfeiçoamento de técnicas, e principalmente da escrita, requer prática e repetição. Acompanhando seu desempenho ao longo do ano, você perceberá que escrever não requer mais esforço e seu texto fluirá mais rápido e mais facilmente do que antes.

Leia sempre

A chave para uma boa escrita é uma boa leitura. Podem ser revistas, literatura, poesia, etc. Ao ler, todos os aspectos da língua portuguesa são naturalmente introjetados no nosso conhecimento. A habilidade de trabalhar com funções, figuras de linguagem, ortografia, gramática, construção de frases, entre muitos outros, será prontamente refletida em sua redação, transformando-a num texto coerente, bem trabalhado e original.

Além disso, o hábito constante de ler te deixará mais bem informado a respeito dos acontecimentos no mundo e no Brasil, de forma que você terá mais conhecimento e subsídio para construir argumentos que sustentem sua dissertação.

Entenda como funciona o método avaliativo

Você sabe quais critérios são utilizados pelos corretores para avaliar sua redação? São 5 competências analisadas e para cada uma é atribuída uma nota de 0 a 200, totalizando 1000 pontos. São elas:

  • Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
  • Compreensão da proposta de redação;
  • Seleção e organização das informações;
  • Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto;
  • Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

Existem também alguns critérios para a anulação da prova do participante, como fuga total ao tema, texto com até 7 linhas, desrespeito aos direitos humanos, cópia do texto motivador, entre outros. Então, fique atento a todos esses critérios!

Evite alguns vícios de linguagem

Um texto dissertativo-argumentativo, como é o requisitado pelo ENEM, exige alguns padrões linguísticos em sua execução. Por exemplo, não é recomendado que regionalismos ou outros termos informais sejam usados, uma vez que são próprios da linguagem oral/literária e seu corretor pode não entender claramente a mensagem que você está tentando transmitir. Além disso, é importante evitar o uso de hipérboles, generalizações, clichês e pontuação excessiva. Esses recursos empobrecem o texto, dando-lhe menos credibilidade e seriedade, além de demonstrar falta de originalidade e capacidade argumentativa.

E aí, preparado para mandar bem na redação? Siga nossas dicas, encontre seu ritmo ideal de escrever e tenha tranquilidade. O ENEM é só uma etapa a ser vencida em busca do seu curso dos sonhos!

Comente em nosso blog e compartilhe conosco suas dicas e opiniões!

Leave a Reply