7 maneiras como os jogos eletrônicos podem ajudar seu filho na vida escolar

By 28 de maio de 2015Tecnologia na educação

Quando foram criados, os jogos eletrônicos tinham como único objetivo entreter e divertir pessoas de todas as idades. Até então, unir diversão e aprendizado nunca foi o propósito dos games, porém, assim como na maioria dos segmentos, as novas tecnologias estão ajudando a transformar essa relação.

Um dos maiores exemplos dessas mudanças está na educação de crianças e adolescentes dentro das salas de aula. Você já imaginou como seria a escola do futuro? Sabe as vantagens de utilizar a tecnologia em prol da educação? Ou já pensou em ensinar seu filho com a ajuda de jogos eletrônicos? Não? Então confira este post para saber de quais maneiras jogar videogame pode ajudar as crianças no convívio e na vida escolar de uma maneira geral.

Atividade altamente social

De acordo com diversas pesquisas e estudos, os jogos eletrônicos de computador e videogame, até os mais violentos, podem ajudar qualquer criança a desenvolver habilidades emocionais e intelectuais essenciais para o desempenho acadêmico. Cerca de 70% dos jogadores divertem-se ou praticam em salas com outros usuários, a grande maioria amigos, enquanto somente 20% o fazem sozinhos. Isso faz do jogo uma atividade altamente social, em que os gamers precisam da ajuda uns dos outros para superar objetivos, avançar e vencer. Para isso, habilidades como trabalho em equipe e comunicação interpessoal, por exemplo, são fundamentais.

Tais comportamentos são imprescindíveis para um desenvolvimento social saudável, uma vez que essas atitudes elevam a autoestima, melhoram o relacionamento com os demais colegas e os fazem alcançar com maior facilidade os objetivos propostos pela escola.

Aprendizagem individualizada

Todo educador sabe que cada aluno aprende de uma forma e em um ritmo diferente. Porém, é praticamente impossível individualizar o ensino dentro de uma sala de aula repleta de crianças. Mas os jogos eletrônicos estão aí para mudar essa concepção.

A relação do binômio diversão-ensino está sendo aprimorada para fazer com que cada criança aprenda à sua maneira, com base em suas preferências e no seu desempenho. Assim, conforme vão superando os desafios programados, os níveis de exigência e dificuldade aumentam. Caso contrário, o mesmo conceito é apresentado de maneira diferente para melhor compreensão e aprendizado.

Pensamento crítico e compreensão de leitura

Os jogos eletrônicos de realidade alternativa, em que os pequenos precisam tomar decisões  na pele de um personagem, fazem com que eles aprimorem seu raciocínio crítico e desenvolvam resoluções criativas para lidar com os obstáculos apresentados durante o caminho. Jogos lúdicos são outras excelentes ferramentas para inserir as crianças em ambientes, lugares ou culturas que estão sendo lecionadas em sala de aula para, como consequência, aumentar a retenção de informações e o aprendizado em longo prazo.

Novas habilidades

Diferentes tipos de jogos eletrônicos — ação, esportes, RPG, educativos, etc. — também ajudam a desenvolver habilidades novas em qualquer criança, pois exigem talentos especiais e técnicas específicas como raciocínio lógico, pensamento espacial, decisões rápidas, comunicação, percepção, memória, coordenação motora, entre outros talentos, para a obtenção do sucesso.

Desenvolvimento cognitivo

De acordo com uma pesquisa feita com professores norte-americanos, 78% deles afirmaram que os jogos digitais colaboram para um melhor domínio de conteúdo curricular e para o desenvolvimento de novas competências acadêmicas, como matemática, lógica, artes da linguagem e comunicação, por exemplo. Os games também ajudam a melhorar habilidades extracurriculares, como tecnologia, trabalho em equipe e relações interpessoais.

Ainda de acordo com esse estudo, os jogos eletrônicos são mais eficazes para avaliar o desempenho dos alunos do que provas, testes e questionários, uma vez que através deles é possível medir, em tempo real, o progresso e o desenvolvimento individual de cada criança, e obter feedbacks imediatos com estatísticas detalhadas da aprendizagem individualizada. Sem contar o fator motivacional, que favorece alunos com baixo desempenho escolar para comparecer às aulas, prestar mais atenção e se esforçar mais.

Compromisso ético

Através dos jogos eletrônicos é possível introduzir crianças e adolescentes em ambientes e situações complexas do cotidiano para explorar problemas éticos e morais, porém, livres da pressão social e do medo de consequências.

Dessa forma, os jovens criam ou afloram comportamentos como empatia, compaixão, coragem e ética, que, quando expostos em situações semelhantes no mundo real, conseguem lidar com mais facilidade e fazer melhores escolhas.

Bom para saúde física e mental

Quem se diverte mais vive menos estressado, certo? De acordo com os pesquisadores, osjogos eletrônicos contribuem bastante para saúde física e mental de pessoas de todas as idades, sobretudo daqueles com distúrbios neurológicos e emocionais, pois ajudam a descansar e distrair a mente, reduzindo os riscos de problemas cardíacos e de acidentes vasculares cerebrais, além de melhorar a memória e combater os sintomas da depressão, como ansiedade e impulsos excessivos.

Os jogos eletrônicos são peças fundamentais para o futuro do processo educativo e para o desenvolvimento de jovens mais engajados, socialmente ativos e com novas habilidades técnicas, que seus pais jamais imaginaram potencializar.

E você, já aprendeu ou ensinou algo novo a partir de um game? Acredita que os jogos eletrônicos podem ajudar seus filhos na escola? Deixe seu comentário!