7 clássicos da literatura brasileira para baixar de graça!

By 24 de julho de 2015Dicas

As obras de autores clássicos brasileiros geralmente são lembradas apenas na véspera do vestibular, mas deveriam fazer parte do hábito de leitura de qualquer pessoa que deseja aprimorar sua cultura geral e desenvolver melhores técnicas de escrita. Muitos desses clássicos nacionais são recheados de histórias interessantes e envolventes, que retratam a realidade da sociedade em épocas passadas, além de trazer um vocabulário rico e elaborado — o que pode ser bastante educativo para o leitor.

Listamos aqui 7 livros clássicos da literatura brasileira que estão em domínio público e podem ser baixados de graça para compor a sua biblioteca. Confira!

Dom Casmurro, de Machado de Assis

Uma das obras mais conhecidas de Machado de Assis, Dom Casmurro, obra que já ganhou até adaptação para o cinema, narra a história do romance de Bentinho e Capitu, que serve de pano de fundo para o desenvolvimento da trama repleta de suspense. O mistério acerca da traição de Capitu ainda é uma das narrativas mais discutidas do universo literário.

O Cortiço, de Aluísio Azevedo

A saga de João Romão e seu árduo caminho em busca de uma boa vida e estabilidade financeira é narrada de forma cativante, envolvendo em sua história todos os moradores do cortiço — do qual é proprietário — e das desavenças com Miranda, seu principal rival. O Cortiço explora a natureza humana e as relações interpessoais de forma profunda e sincera, demonstrando as formas com que o homem pode ser influenciado (para o bem ou para o mal) pelo meio em que vive.

O Guarani, de José de Alencar

O romance indianista de José de Alencar, um de seus livros mais famosos e importantes, narra a história do índio Peri, que vive na fazenda de D. Antônio de Mariz cuidando da filha de seu patrão, Cecília, a quem chama carinhosamente de Ceci. A morte acidental de uma índia aimoré desencadeia uma trama de vingança, amor e heroísmo, casando com a proposta de José de Alencar de trazer o modelo literário europeu para a realidade brasileira.

Os Sertões, de Euclides da Cunha

A Guerra dos Canudos, que teve o interior da Bahia como palco no final do século XIX, é o tema principal desse clássico da literatura brasileira de Euclides da Cunha. Sua importância literária extrapola a questão social envolvendo a luta entre o exército brasileiro e o grupo liderado por Antônio Conselheiro, pois mistura história, filosofia, sociologia, geografia e antropologia em uma trama complexa dividida em três partes: A terra (meio), O homem (raça) e A luta (momento). Os Sertões é uma verdadeira aula e merece ser lido e relido em qualquer momento da vida.

A Escrava Isaura, Bernardo Guimarães

As reviravoltas da vida da escrava de pele branca é narrada pelo autor de forma sutil e sentimental. Refletindo a condição social de sua época, Bernardo Guimarães deu origem a um clássico da literatura abolicionista, colocando como protagonista uma mulher forte, humana e guerreira. Enganam-se os que pensam que o tema da escravidão há muito foi deixado para trás. A Escrava Isaura ainda é um livro atemporal, pois toca em questões como a diferença de classes, a desigualdade de gêneros e o poder feminino.

O Alienista, Machado de Assis

A primeira obra realista do autor, O Alienista carrega em seu texto uma análise psicológica e social a partir da história do Dr. Simão Bacamarte, renomado médico português que decide abrir uma clínica no Rio de Janeiro para estudar as doenças da mente e a loucura de seus pacientes — a chamada Casa Verde. O que, no início, parecia ser uma forma de tratamento para pessoas realmente insanas, aos poucos foi perdendo o controle quando Dr. Simão passou a internar até aqueles que não tinham nenhum problema, causando enorme indignação na população.

Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida

Uma das primeiras obras literárias a retratar de forma clara o “malandro”, figura praticamente folclórica da história brasileira, Memórias de um Sargento de Milícias narra a vida da sociedade do Rio de Janeiro no início do século XIX através de histórias que ora se entrelaçam e ora se sucedem, resultando em uma narrativa complexa, mas muito interessante de ser lida.

Você já leu algum desses clássicos da literatura brasileira? Tem algum outro título que você já tenha lido e gostado? Conte para nós!

One Comment

Leave a Reply