6 motivos para querer ir bem no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é hoje a principal porta de entrada para o ensino superior e é por isso que a maioria dos estudantes se esforça ao máximo para se dar bem. A nota do Enem serve para o estudante se candidatar no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que reúne centenas de universidades públicas do Brasil, é válida como pontuação para concorrer a bolsas de estudo do ProUni, e ainda costuma ser aceita por diversas faculdades particulares como complemento ou substituição ao vestibular.

Mas há motivos de sobra para se esforçar durante o exame, mesmo para aqueles que não pretendem entrar em uma faculdade agora ou quem deseja fazer um curso para o qual a nota não interfira no ingresso. Listamos aqui 5 motivos para qualquer aluno querer ir bem no Enem:

1 – Contribuição social: retrato do nosso ensino

O Enem é, atualmente, o mais importante indicador de qualidade para o ensino médio no nosso país, tanto na rede pública como entre os colégios particulares. O conjunto das notas do exame acaba sendo também um indicador de qualidade para a educação nos estados e municípios brasileiros, mostrando a diferença entre as regiões.

Ao fazer o Enem com seriedade, você ajuda a construir um retrato fiel de como anda a educação no país e, dessa forma, o governo pode criar políticas pontuais para melhorar o ensino oferecido a todos.

2 – Ajuda sua escola a melhorar

As escolas aproveitam o resultado de seus alunos no Enem para fazer uma avaliação do seu ensino e metodologia. O desempenho dos estudantes é uma chave para saber o quanto o seu trabalho está satisfatório e o quanto ainda deve ser aprimorado. Mas isso se dá somente se os alunos respondem a todas as questões da melhor forma possível. Mesmo que você já esteja saindo do colégio, se esforçar para ir bem no Enem é uma forma de deixar um legado valioso para os próximos anos.

3 – Deixa os rankings mais honestos

O Enem não foi criado com esse objetivo, mas acabou se tornando uma forma de ranqueamento das escolas do Brasil, de acordo com as médias de seus alunos. Então, lembre-se de que muitos pais e estudantes usam a nota do exame como critério para escolher uma instituição de ensino! Você prefere que as famílias tenham em mãos números que correspondam à realidade ou dados distorcidos?

4 – Um simulado para outros vestibulares

Pode ser que para a faculdade dos seus sonhos o Enem não faça diferença. Ainda assim, vale a pena prestar a prova com empenho, pois ela será uma oportunidade de você fazer um simulado de alto nível. Com o Enem, você ganha ritmo, exercita sua capacidade de concentração e testa seus conhecimentos em uma situação real. Tudo isso contribui muito na hora de prestar o vestibular que for mais importante para você.

5 – Abre as portas para bolsas no exterior

Estudantes de graduação que queiram se inscrever no Ciência sem Fronteiras, programa do Governo Federal que dá bolsas de estudos para universidades no exterior, precisam ter prestado o Enem e se saído bem — um dos critérios para a candidatura é ter feito no mínimo 600 pontos na prova! É uma oportunidade de ouro para ganhar experiência, conhecer outras culturas e incrementar o seu currículo acadêmico.

6 – Ir bem no Enem mostra que você aprendeu para a vida

Use o Enem como forma de autoavaliação: com ele, é possível fazer um balanço do que de fato você conseguiu aprender durante sua trajetória escolar, tendo como parâmetro o que o MEC considera mais relevante. O exame exige ainda compreensão dos enunciados, raciocínio, conexão entre conteúdos de diferentes disciplinas, enfim, competências condizentes com as exigências do mundo atual — e do mercado de trabalho.

Ainda que o Enem não seja determinante para a sua trajetória particular na vida acadêmica, faça a prova para valer, com atenção total, tentando ao máximo acertar. Quer uma ajudinha extra? Confira nossas dicas de 5 apps que podem te ajudar a se preparar para a redação!

Marcado com