6 dicas para estimular o aprendizado do seu bebê

By 12 de março de 2015Dicas

Ter um bebê em casa é uma alegria! Fazer parte de cada descoberta é incrível: as primeiras palavras, a primeira papinha, os primeiros passos. Afinal, o universo dos bebês reserva a cada dia uma nova surpresa. E para que o desenvolvimento e aprendizado do bebê seja ainda maior, a participação dos pais é fundamental, e esse estímulo pode ser realizado através de brincadeiras, demonstrações de afeto e no cuidado diário.

Se você tem um bebê em casa ou está planejando ter um, acompanhe nossas dicas e descubra como é uma delícia estimular e participar do aprendizado dos seus pequenos! Confira:

Respeite o tempo do seu bebê

A primeira dica para estimular o aprendizado do bebê é respeitar o tempo dele. Não adianta comparar o desenvolvimento dele com o dos filhos de amigos. Entenda que seu bebê é único e que, mesmo pequeno, ele tem vontades e etapas de crescimento distintas. Contudo se a discrepância for muito grande, procure a orientação de um médico. E claro, não se esqueça das consultas mensais com o pediatra.

Estimule seu bebê durante a amamentação

O aleitamento materno é muito importante para a saúde do bebê, e durante o processo é possível estreitar laços entre mãe e filho. Aproveite o momento e estimule o desenvolvimento da criança através dos sons, contato físico e visual.

Brinquedos sonoros e coloridos

Geralmente os móbiles já fazem parte da decoração do quartinho do bebê — e, claro, as crianças adoram. Prefira os móbiles coloridos ou com bichinhos variados, que estimulem os olhos do bebê e o reconhecimento das formas. No entanto, redobre a atenção com o ruído: para o bom desenvolvimento, a criança precisa de um ambiente tranquilo.

Dê liberdade ao seu bebê

Logo que as crianças começam a engatinhar, elas querem descobrir todos os cantinhos da casa. O ideal é deixá-las livres, desde que o ambiente esteja seguro (coloque proteção nas tomadas, portas de armários e nas quinas dos móveis). Cubra o chão com um edredom e faça algumas brincadeiras: engatinhe ao lado dele, coloque brinquedos coloridos espalhados pela casa e incentive-o a pegá-los, imite o som dos animais, brinque com bloquinhos de montar, etc.

Aproveite o banho para ensinar

A hora do banho é ótima para que seu bebê tenha contato com diferentes texturas, estímulos e também vá aprendendo novas palavras. Se o banho for de banheira, coloque bichinhos de borracha, experimente brincar com espumas coloridas e vá falando os nomes das partes do corpo ao longo do banho.

Cuidado com o tom de voz

Para conversar com a criança, expresse sensações no seu tom de voz. Contudo, isso não quer dizer que você deve forçar uma voz infantil. Faça gestos e capriche nas expressões faciais. E sempre que for conversar com seu filho, abaixe-se: tente ficar na altura dos olhos dele.

Você também pode estimular seu filho na hora da alimentação, oferecendo comidas diferentes, com cores vivas e várias texturas. Se seu bebê já está mais crescidinho, reserve um tempo para contar histórias, com livros coloridos e ilustrados. E claro, sempre diga a ele o quanto o ama e como ele é importante para você.

Como anda o desenvolvimento do seu filho? Tem alguma boa dica para estimular o aprendizado dos bebês? Compartilhe com a gente!

Leave a Reply