6 apps para impulsionar o crescimento e desenvolvimento da criança

By 24 de agosto de 2016Dicas

Muitos pais ainda resistem a permitir o uso da tecnologia na criação de seus filhos, pois ainda há riscos em torno desse assunto. O fato é que os mais novos também precisam aprender a lidar com a tecnologia, principalmente a utilizá-la de forma adequada.

Diferentemente de apenas entregar um dispositivo móvel nas mãos das crianças, os pais necessitam ter o controle do que será visto e acessado. Existem inúmeros aplicativos voltados para as crianças, principalmente para seu crescimento e desenvolvimento. Cabe aos pais a responsabilidade de estabelecer qual aplicativo será acessado e um horário para o uso do dispositivo.

Para facilitar essas escolhas, separamos na lista abaixo 6 apps para impulsionar o crescimento e desenvolvimento da criança. Confira!

1. Meu Aplicativo de Folclore

(Disponível para Android e iOS)

Almanaque de cultura popular brasileira, o Meu Aplicativo de Folclore reúne textos e ilustrações de Ricardo Azevedo, grande autor da literatura infantojuvenil nacional.

O aplicativo apresenta as histórias populares, a sabedoria dos ditados e o ritmo dos versos com uma delicadeza particular que encanta tanto as crianças quanto os adultos. Nele, é possível encontrar brincadeiras, parlendas, trava-línguas, ditados, contos, bestiário, e advinhas. Tudo isso com uma trilha sonora que exalta a musicalidade brasileira.

2. Where is my Water?

(Disponível para Android e iOS)

Where is my Water? é um dos jogos educativos mais desafiadores e amados por crianças e jovens no mundo todo. Nesse aplicativo, você deve ajudar a personagem Swampy a levar água para o seu chuveiro quebrado. Para tal, cada nível do jogo apresenta um desafiante quebra-cabeça, que é baseado em física com uma incrível mecânica realista.

3. Cut the Rope

(Disponível para Android e iOS) 

Com mais de 750 milhões de download em todo o mundo, Cut the Rope é um jogo que desafia a criança a alimentar um monstrinho que é louco por doces. Os doces ficam pendurados e, para chegar ao monstrinho, precisam ser direcionados seguindo uma lógica — cortar o fio errado faz com que o doce caia no chão. A dificuldade aumenta a medida em que se avança nos níveis, estimulando a criatividade e o raciocínio rápido.

4. Archaeologist

(Disponível para iOS)

Archaeologist estimula a curiosidade das crianças em relação a um tema fascinante para elas: o mundo dos dinossauros. Nesse aplicativo, elas devem escavar para encontrar ossos, montar os esqueletos, pintar desenhos e ainda aprender informações sobre as espécies por elas descobertas. 

5. Duolingo

(Disponível para Android e iOS)

Eleito como um dos melhores aplicativos para aprender e treinar outro idioma, Duolingo é um aplicativo gratuito que possui 34 horas de ensinamento sobre idiomas, como o inglês, o espanhol, o alemão e o francês. Por meio de sua didática divertida, a criança aprende adjetivos, sinônimos, palavras e frases completas repetindo, escrevendo e traduzindo expressões. Há até um teste inicial para a criança começar no nível correto.

6. PlayKids Stories

(Disponível para Android e iOS) 

Biblioteca digital voltada para crianças de até 8 anos de idade, PlayKids Stories conta com milhares de histórias que despertam o prazer da leitura nos pequenos. Os mais famosos títulos, autores e editoras disponibilizam as obras para serem baixadas no smartphone ou tablet. Dentro do aplicativo existe uma seção chamada Meu Universo, em que a criança guarda todas as suas histórias favoritas. O aplicativo é personalizável e permite, também, que a criança crie um avatar.

Gostou das nossas sugestões de aplicativos para impulsionar o crescimento e desenvolvimento da criança? Então, deixe o seu comentário logo abaixo e nos conte o que os seus filhos acharam desses aplicativos! 

Leave a Reply