5 maneiras de incentivar seus filhos na carreira

By 25 de agosto de 2015Dicas

Quem tem filho sabe que, não importa o quanto eles cresçam, vão continuar sendo sempre os nossos “pequenos”. Contudo, por mais que nossos instintos de proteção digam o contrário,  desde cedo temos que incentivá-los para que tenham autonomia e cresçam nas inúmeras opções e atividades que o mundo oferece.

Pensar na carreira dos filhos é essencial para os pais que desejam acompanhar um bom desenvolvimento de sua vida, mas é necessário levar em conta os sonhos deles, e não apenas os seus próprios desejos. No post de hoje vamos mostrar algumas maneiras de incentivar seus filhos na carreira e ajudá-los a concretizar seus sonhos. Confira!

Quais são os sonhos do seu filho?

Às vezes, com tanta correria no dia a dia, acabamos nos esquecendo de dedicar aos nossos filhos o tempo que eles merecem. Isso envolve uma interação que vai além de sair para passear, contar histórias ou jogar videogame. É preciso saber mais sobre os sonhos deles, os objetivos, os desejos a serem alcançados. Mesmo as crianças pequenas já têm vontades muito atreladas ao futuro, ao que querem ser quando crescerem. Por esse motivo, ouvir o que seus filhos têm a dizer é fundamental para pensar em uma carreira que seja adequada aos seus gostos e talentos.

Interfira positivamente

O incentivo, as sugestões são uma maneira de interferir positivamente no futuro de seus filhos. Desestimular a criança de seu desejo de ser professora, veterinária ou jogadora de futebol, por exemplo, não é legal. Se os pais não acreditarem e confiarem no sonho do filho, o que ele vai pensar? Em que ele vai se apoiar enquanto evolui? A colaboração positiva dos pais engrandece o espírito de perseverança da criança e dá a confiança que ela precisa. Sendo assim, se você for interferir negativamente na carreira dos filhos, pense duas vezes! Os pais são o pilar que sustenta os sonhos das crianças e a opinião deles conta muito!

Esteja sempre presente

Na vitória ou na derrota, esteja sempre presente para apoiar ou consolar seu filho. Muitos meninos sonham em ser jogadores de futebol e, às vezes, falta o acompanhamento frequente dos pais para dar o apoio moral necessário. É preciso dar todo o suporte quando o time vence ou quando o time perde, quando uma seleção para jogar em um time novo dá certo ou quando dá errado. E, além disso, é importante apoiar a criança nos momentos difíceis. Todo mundo sabe que seguir uma carreira não é fácil, ainda mais ligada aos esportes, que envolvem competitividade.

Mostre os riscos

Alguns sonhos são mais complicados que outros, e é exatamente por esse motivo que o conselho dos pais pode servir de auxílio. Quando seu filho falar com você sobre os sonhos, sobre as vontades dele, contribua aconselhando-o e guiando-o pelos melhores caminhos, mostrando sempre os riscos e as dificuldades a serem enfrentadas nas carreiras e o que ele pode fazer para superá-los.

Ter um pouco de medo e dúvida é normal, e a tarefa de acalmar e enfrentar tais medos fica mais fácil se feita em conjunto. É muito importante incentivar seus filhos a vencerem os problemas e as dificuldades de uma carreira, pois essa é uma valiosa lição também para a vida.

Lidando com o fracasso

Sem sombra de dúvidas, é preciso saber lidar com o fracasso, já que é algo que pode acontecer com qualquer um e nunca avisa quando vai bater à porta. Portanto, estar preparado para encarar de cabeça erguida e saber recomeçar quando necessário é algo que deve ser ensinado aos filhos desde pequenos.

Uma carreira, seja ela na educação, no esporte, na saúde ou em qualquer outra área, é cheia de altos e baixos. Sempre vão existir dias bons e ruins e, se estamos preparados para enfrentar os problemas, tudo fica mais fácil!

Gostou do post de hoje? Então acompanhe o blog da Next Level Sports para mais dicas e novidades!

Leave a Reply