5 ideias de lanches saudáveis para seu filho

By 26 de setembro de 2016Alimentação

Crianças às vezes passam por fases complicadas para comer, não é mesmo? Uma hora são bebezinhos que aceitam praticamente tudo o que você oferece; em outra, são mais crescidinhos e questionam o mundo inteiro ao redor, inclusive a própria comida. Assim, começam a rejeitar alguns alimentos, principalmente frutas e verduras, para desespero dos pais que se preocupam com uma alimentação saudável

Mas não há razão para pânico. Essa é uma fase pela qual todas as crianças passam. Basta os pais continuarem a incentivar seu filho a comer os alimentos, sem forçar, e também cultivarem o hábito eles mesmo, que logo a criança voltará a ter interesse também. Porém, até lá, é preciso que os pais encontrem maneiras atraentes para que seus pequenos continuem tendo contato com esse tipo de alimento. 

Sendo assim, confira 5 ideias de lanches saudáveis para os seus filhos!

1. Espetinho de frutas

Sabe o tradicional espetinho de churrasco? É uma delícia, não é? As crianças adoram também. Então, que tal propor fazer um espetinho um pouco diferente que, em vez de carne, contenha frutas? Você pode inclusive pedir para a criança te ajudar nessa tarefa, transformando o momento de preparação em uma diversão em família. Além disso, ter contato com o alimento ajuda a criança a se familiarizar com o que irá comer, fazendo-a se interessar pela refeição. Experimente um espetinho com kiwi, uva, morango e abacaxi, mas você pode usar as frutas que quiser. Só opte sempre por manter a diversidade de cores! 

2. Picolé natural

Quem não gosta de um picolé? Ainda mais no verão ou na praia, não tem como recusar. Porém, os picolés vendidos na rua sempre têm grandes quantidades de açúcar e gordura hidrogenada. Então, que tal torná-los mais saudáveis? Você mesmo pode fazê-los com ajuda das crianças: escolha uma fruta da qual elas gostem; depois, em uma forma de picolé, coloque o suco e pedaços da fruta e leve ao congelador. Em pouco tempo, você terá um picolé delicioso e saudável. Mas lembre-se de controlar a adição do açúcar.

3. Sanduíche natural

Os sanduíches são práticos para levar para qualquer lugar, além de serem fáceis de fazer. Contudo, podem não ser tão saudáveis assim dependendo de quais ingredientes você escolher. Opte sempre por pães integrais e substitua a manteiga ou maionese por patê de ricota ou homus, e invista nos queijos brancos, folhas verde-escuro como rúcula ou agrião, cenoura ralada e tomate-cereja. Evite também embutidos, como peito de peru e mortadela, por conterem muitos conservantes e sódio; que tal substituí-los por peito de frango desfiado?

4. Bolinhas coloridas

As crianças são muito atraídas visualmente pelas coisas, e com a comida não é diferente. Por isso, usar a criatividade é uma estratégia muito interessante para estimular os pequenos a optarem por uma comida mais saudável. As bolinhas coloridas nada mais são do que frutas, como melancia, melão e mamão, moldados em formato esférico. Você pode fazer isso com uma colher simples, ou até mesmo com a colher de sorvete. Assim, as frutas ficam muito mais interessantes visualmente para as crianças e ainda podem ser servidas em casquinhas, simulando um sorvete.

5. Frutas desidratadas e oleaginosas

Quando falamos de crianças, não podemos esquecer da praticidade. Afinal, elas não têm muita paciência para ficar descascando uma fruta, por exemplo. Ainda mais quando comer um biscoito é algo tão simples e fácil. Portanto, se estamos competindo com esses alimentos que são muito práticos, devemos tornar os lanches saudáveis práticos também. Uma boa ideia para substituir os biscoitos recheados e de milho, por exemplo, são as frutas desidratadas e as oleaginosas, como castanhas e nozes. Elas podem ser armazenadas em potinhos para consumo a qualquer hora, sem dar trabalho algum.

Curtiu as ideias de lanches saudáveis? Achou que ficou faltando algum? Então deixe um comentário e compartilhe a sua receita! 

Leave a Reply