5 funções do celular que podem ajudar nos estudos

By 2 de dezembro de 2015Tecnologia na educação

A hora de estudar deve sempre ser eficiente e livre de distrações, senão você não consegue absorver toda a matéria necessária e acaba indo mal em provas e trabalhos. Felizmente, hoje em dia nós podemos contar com muitas vantagens tecnológicas. Toda a potência existente nos aplicativos para celular podem fazer a diferença na hora dos estudos, por exemplo.

E você sabia que pode aproveitar essas vantagens sem precisar baixar nenhum app? Exatamente! Muitas funções nativas do seu aparelho já são capazes de revolucionar a forma como você marca a data de provas, organiza o material para estudar, se comunica com os seus colegas e professores e mais. Mas, se preferir, você pode contar com funções mais avançadas baixando alguns programinhas específicos.

Veja a seguir as 5 funções do celular que podem ajudar nos seus estudos:

Calendário

Todo smartphone vem com um aplicativo de calendário que permite organizar os seus compromissos de forma fácil e acessível. Cada evento tem hora de início e fim e também pode notificar o usuário com antecedência antes de começar. Isso é perfeito para marcar as datas de provas e trabalho, de maneira que acaba coordenando os seus estudos com bastante eficiência.

Da próxima vez que ficar em dúvida sobre este ou aquele prazo, basta abrir o calendário no celular para consultar. Usando um app como o Sunrise (disponível para Android e iOS), você consegue reunir múltiplos calendários em um só, inclusive um com eventos do Facebook!

Lembretes

Além de um calendário, muitos sistemas operacionais de smartphones já vêm com um aplicativo focado completamente em lembretes. Eles são diferentes de simples compromissos num calendário por serem mais indicados para o caso de checklists e afazeres a serem completados. Para os estudos, a função de lembretes do celular é essencial para organizar melhor o que precisa ser feito por etapas.

Caso queira mais possibilidades, considere usar o app Wunderlist (disponível para Android e iOS), que permite a criação de múltiplas listas e subtarefas conforme a sua necessidade.

Calculadora

Não importa a área que você esteja estudando, eventualmente você vai ter que fazer algumas contas. A grande maioria dos smartphones de hoje em dia vêm com um aplicativo de calculadora, mas se você precisar fazer cálculos mais complexos, como os que seriam feitos em uma calculadora científica, por exemplo, vale a pena considerar o download de apps especializados.

No Android, você pode usar o Numix Calculator. Já no iOS, é recomendável baixar o Digits.

Câmera

Quem disse que a câmera do seu celular só serve para tirar fotos da galera ou fazer selfies? A possibilidade de registrar qualquer coisa em imagem é incrível para armazenar informações. O tempo está acabando e não conseguiu copiar todo o conteúdo da lousa? Tire uma foto. Quer guardar as anotações de um colega, mas não quer copiar tudo? Basta fotografar as páginas. Na hora de estudar, é só rever as fotos que você tirou para ter acesso ao conteúdo de maneira fácil.

E com alguns aplicativos, você pode ir além! Baixe o Evernote (disponível para Android e iOS) para poder catalogar as suas anotações em fotos com bastante eficiência.

Gravador de voz

Gravar as aulas é uma excelente maneira de ter disponíveis na íntegra as informações que foram passadas em classe. Portanto, aproveite esse recurso, que está presente na maioria dos celulares. Lembre-se, principalmente, de armazenar essas gravações em lugares de fácil acesso. Caso o aplicativo permita, opte por guardar os arquivos de áudio no seu e-mail ou em alguma plataforma de nuvem, como o Google Drive.

Existem aplicativos mais potentes para lidar com gravações importantes, como o Voice Record Pro para iOS, que pode exportar os áudios diretamente para a nuvem, e o Smart Voice Recorder para Android, que consegue ajustar a qualidade do som e o volume dependendo da gravação.

Tudo pronto para começar a estudar de forma eficiente com a ajuda do celular? Lembre-se: o papel dele é te ajudar, não distrair! É preciso ter disciplina para usar a tecnologia a favor da produtividade em vez de perder tempo.

Qual dessas dicas você pretende adotar primeiro? Conte para nós!

Leave a Reply