5 aplicativos para aprender matemática se divertindo

By 22 de outubro de 2015Tecnologia na educação

Muita gente tem dificuldade com os números e acha a matemática chata. Mas aprender a matéria pode ser bem mais divertido do que você imagina! Prova disso está nos aplicativos, uma forma diferente de aprender e treinar que reflete muito bem os novos tempos, em que a tecnologia já é forte aliada do aprendizado e o processo ganha novos significados além do método tradicional de ensino.

No post de hoje vamos mostrar alguns aplicativos que tornam a matemática algo muito legal, capaz de nos dar prazer ao estudar. Confira a lista com 5 apps gratuitos para aprender matemática se divertindo!

Matemática: treine seu cérebro

Esse é um bom aplicativo para praticar as operações básicas da matemática, indicado para crianças e adultos em todas as idades. O aplicativo se baseia na gamificação, ou seja, utiliza recursos provenientes de jogos, como competição, multiplayer (mais de um jogador), níveis e conquistas para deixar o aprendizado mais prazeroso.

Dividido em 12 níveis com aumento progressivo de dificuldade, o “jogador” precisa responder a 20 perguntas durante 11 níveis. No último, a dificuldade aumenta e são 50 perguntas.

Truques Matemáticos

A interface não é muito bonita mas o jogo é bem completo. Apresenta diversos níveis e ainda pode ser jogado como treinamento ou de forma multiplayer, com dois ou mais jogadores ao mesmo tempo.

O jogo estimula a inteligência, agilidade no cálculo e o raciocínio lógico através de diversas funções diferentes, indo das equações básicas à potência de dois, porcentagem e elevar ao quadrado de um jeito muito fácil e divertido.

Cola Matemática Free

Não se assuste com o nome! Ao contrário das colas tradicionais, essa não dá resultados prontos, ela foca apenas no processo, ou seja, apresenta passo a passo de como se faz o cálculo.

O app imita a tradicional lousa da escola dá a sensação de que está tudo sendo escrito com giz, nos aproximando mais da escola. Muito completo e bonito, o app tem funções mais avançadas que a maioria dos similares, como regra de três, equação de segundo grau, cálculo de juros, etc.

Matemática Elementar

Desenvolvido por dois alunos bolsistas da Fábrica de Software da UFMS, do Campus de Ponta Porã, esse app explora os conjuntos numéricos, intervalos, potenciação, radiciação, produtos notáveis, funções e inequações.

O aplicativo tem um visual bem simples e limpo e traz exercícios práticos para você resolver, com feedback ao final para o aluno saber se errou ou acertou. Muito bom para reforçar os conceitos básicos da matemática.

O Rei da Matemática Júnior

O jogo simula um reino onde você é um agricultor que pode ir subindo de nível conforme resolve as questões. Ele possui três versões, a primeira é paga e conta com funções mais completas, como geometria e potências, divididas em dez livros. Já a versão Júnior tem funções mais simples e sua versão é gratuita.

No nível Júnior, as atividades são divididas em dois livros: Contagem e Adição, e há um terceiro módulo, que mistura as duas. Conforme vai conquistando as estrelas, o jogador vai subindo de nível e as atividades vão ficando mais difíceis. Mesmo não tendo tantos livros, rende muitas horas de diversão e aprendizado para os mais novos.

Gostou do post de hoje? Conhece outro aplicativo legal para aprender matemática? Deixe seu comentário pra nós e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e novidades!

Leave a Reply