4 filmes educativos para assistir com os filhos

Os filmes educativos são excelentes formas de divertir e, ao mesmo tempo, ensinar as crianças sobre diferentes aspectos da vida. Hoje em dia, há uma série de filmes que podem dar aquela forcinha no aprendizado e ainda estimular você a passar um tempo de qualidade com os filhos.

No post de hoje, você vai conhecer algumas dicas de filmes para assistir, aprender e se divertir com as crianças. Continue a leitura, prepare uma pipoca e escolha a próxima atração para passar o tempo com suas melhores companhias!

1. Divertida Mente

O filme conta a história de Riley, uma garotinha de apenas 11 anos que está prestes a enfrentar uma grande virada em sua vida: a mudança de cidade que a família deve fazer por conta do emprego do pai.

A história do longa se passa dentro da cabeça de Riley. Lá, os personagens são as emoções presentes no cérebro de todas as pessoas: Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza.

A Alegria é a líder da turma e, juntas, as emoções se esforçam para superar uma crise na sala de controle, onde Riley está prestes a perder todas as memórias boas.

Divertida Mente é excelente para crianças e adolescentes, já que ensina alguns conceitos sobre emoções, como lidar com elas e a importância de manter as boas lembranças.

2. Valente

Criada para substituir a mãe no cargo de rainha, a princesa Merida cresceu aprendendo bons costumes e regras de etiqueta. Porém, esse não era o sonho real da pequena, que gostava mais de cavalgar pelas matas escocesas e se divertir praticando arco e flecha.

O conflito se inicia quando a mãe de Merida resolve organizar o concurso, que é de praxe, para encontrar um noivo para a filha. Descontente com isso, a menina busca a ajuda de uma bruxa, que joga um feitiço inesperado na rainha.

O filme traz um ensinamento importante sobre assumir e respeitar sua personalidade e as consequências que nossas atitudes podem gerar.

3. Como Treinar seu Dragão

A história acontece na ilha de Berk, onde os vikings passam o dia combatendo dragões. Soluço, o filho do chefe Stoico, sonha em ser um orgulho para o pai, matando o dragão e provando, assim, seu valor como caçador.

Porém, ao encontrar e acertar o dragão, Soluço não o mata, mas acaba soltando o animal, que perdeu uma parte da cauda e está impossibilitado de voar. O menino então começa a cuidar dele, ao mesmo tempo em que seu pai o autoriza a participar de um treino em que a prova final consiste em matar um dragão.

A película traz um ensinamentos não só para as crianças, mas também para os pais: aprender a ouvir e respeitar as preferências de cada um, além do valor das escolhas feitas durante a vida.

4. Quero ser Grande

Um clássico do cinema que merece ser visto em família. Na trama, Josh (David Moscow) é barrado em uma montanha-russa pelo seu tamanho e, revoltado, pede a uma máquina dos desejos para ser grande.

No dia seguinte, para espanto de Josh, seu desejo é realizado e ele é obrigado se adaptar aos problemas, rotinas e dificuldades da vida de um homem com 30 anos (Tom Hanks).

O longa-metragem traz uma reflexão atual sobre a vontade que muitas crianças têm de crescer rapidamente, que pode fazer com que percam o melhor da infância e de cada uma das fases da vida.

Os filmes educativos podem ser assistidos todas as idades e são excelentes para provocar reflexões e até boas discussões em família. Vale a pena separar um tempo da sua semana para assistir a um filme com seus filhos e ouvir suas opiniões sobre os temas abordados.

Gostou das nossas dicas de filme de hoje? Então compartilhe este post em suas redes sociais e dê aos amigos uma boa ideia de filmes educativos para assistir com os filhos!