​ Como economizar água de uma vez por todas? Aprenda aqui!

A crise hídrica chegou em 2014 e com ela muitos brasileiros e brasileiras vivenciaram a falta d’água em suas casas. A realidade que já era um tanto mais conhecida nas regiões mais secas no Brasil, como o Nordeste, passou a afetar drasticamente as cidades e capitais mais populosas do país na região Sudeste.

Outrora escasso, o Sistema da Cantareira agora tem níveis controlados de reserva de água. Mesmo assim, a situação mundial está em risco, dado que alguns pesquisadores apontam o racionamento de água potável como uma possibilidade para o futuro.

Gostaria de saber como economizar água e ajudar a preservar o planeta em que vivemos, mas não sabe por onde começar? Veja só algumas dicas que selecionamos para você!

Como economizar água no dia a dia: dicas amigas do meio ambiente

1. Escovando os dentes com economia

É bom ficar esperto nesse momento de higiene bucal, e manter a torneira fechada enquanto você escova os dentes! Parece pouco, mas você pode economizar até 1,9 milhão de litros de água durante a sua vida inteira com esse simples ato.

2. Tomando um banho ecológico

Não custa reforçar essa dica que todos já sabem, não é verdade? Banhos mais rápidos desperdiçam menos água. Uma pessoa pode economizar mais de 20 litros de água por minuto a menos no chuveiro!

Sem contar que você pode fechar o registro da água enquanto estiver se ensaboando, e também colocar um balde perto do chuveiro para captar respingos, que podem ser utilizados na limpeza da casa.

3. Deixando a louça de molho

Uma atitude sustentável é deixar a louça de molho antes de lavar, assim você evita o desperdício de água ao manter a torneira fechada para esfregar os utensílios domésticos. Depois de um tempo de molho, basta passar a bucha e enxaguar rapidamente a louça.

4. Reaproveitando a água

Você pode também reservar a água da sua máquina de lavar roupas ou a água que vem da chuva em um barril. Essa água pode ser reutilizada para lavar tapetes, quintais, e também no resto dos afazeres de limpeza da sua casa.

5. Limpando de maneira consciente

Ao lavar o carro, é uma boa ideia utilizar um balde e uma esponja em vez de querer fazer tudo com uma mangueira aberta o todo tempo. Da mesma maneira, prefira limpar as calçadas e quintais com vassoura, caso a água que você tiver disponível não seja proveniente da sua máquina de lavar ou da chuva.

Tudo pronto para começar a economizar água!

Algumas dicas como as apresentadas são básicas e fáceis de aplicar no cotidiano! Você ajuda o meio ambiente ao preservar a água e evitar situações corriqueiras que acabam desperdiçando o líquido da vida.

Economizar água é uma atitude de responsabilidade ecológica, e ao abraçar essa causa com pequenos passos nessa mudança, você dá o exemplo para que outras pessoas façam o mesmo. Convide sua família e amigos para se unirem a você!

Gostou das nossas dicas para economizar água? Tem alguma outra ideia de atitudes que poderiam ajudar nessa missão para salvar o Planeta Água? Compartilhe com a gente aqui nos comentários! Até a próxima!

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *